Conteúdos

Processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Conteúdos

Olá!

Com a pandmia da COVID-19 a maioria dos docentes, se não todos, precisaram lecionar de forma totalmente on-line. Para mim, não foi fácil trilhar este caminho de forma tão repentina. Faço, agora, um breve relato da minha experiência durante o primeiro semestre de 2020.

Como já relatei em outra oportunidade aqui, minha experiência com educação remota, havia sido, até então, como Tutor Virtual, onde, basicamente, acompanhava os estudantes em atividades e tirava dúvidas de modo assíncrono.

Na necessidade de atuar num regime letivo totalmente remoto, onde o processo de ensino-aprendizado é totalmente on-line, me vi, sinceramente, um pouco apreensivo. Pois, percebi, logo de cara, que isso iria requerer um conjunto de habilidades que não são tão simples como pode parecer. Por exemplo, creio que poucos docentes dominam as técnicas de produção de uma aula remota de qualidade.

Então, de inicio, percebi que não daria para ministrar as aulas da mesma forma que ministrava em sala de aula ao vivo e a cores, ou seja, ligar a câmera e sair falando sem considerar que os estudantes estavam em ambiente remoto e disperso de foco e atenção. Foi aí que comecei a tentar agregar valor ao conteúdo lecionado. Assim, comecei a utilizar o software OBS para fazer transmissão com mais recursos audiovisuais. Também busquei plataformas colaborativas para trazes os alunos para um ambiente mais colaborativo. Utilizamos o Quizizz.

Em relação a sala de aula remota e on-line, a faculdade que ministro aulas disponibilizou como solução a plataforma Teams da Microsoft. Até então eu não conhecia, mas pude ver que o Teams é uma plataforma muito completa e robusta, tanto em termos de desempenho quanto em recursos. A parte de comunicação é bastante colaborativa e combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos. Um grande mérito da instituição foi entregar as turmas já organizadas com todos os alunos vinculados. Isso facilitou batente o trabalho docente.

Considerando a parte pedagógica, é necessário conhecer e utilizar metodologias que adequem a este novo normal. Nesse caso, comecei lendo o livro Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem de Jonathan Bergman e Aaron Sams.

Resumindo, durante o semestre, entendi que precisava aprender mais e mais para tornar minhas aulas mais interessantes para meus alunos nesse novo normal. Também descobri que produzir aulas on-line requer muito esforço. E esse esforço vai além de técnicas para produção de conteúdo digital.

Por fim, deixo como conselho positivo:

Procure tirar de toda essa crise o melhor e tente aprender algo novo e que poderá oportunizar novos caminhos no futuro…

Vou ficando por aqui.

Volto depois e espero te ver em breve!

Obrigado e até outro momento!

Abraços!