Conteúdos

Você não precisa de um aplicativo!

Conteúdos

Olá!

Como Analista de Sistemas, eu sempre converso com algum amigo ou conhecido que de vez em quando vem com aquela “ideia inovadora” para construir um App, Website ou Plataforma de qualquer coisa. Aqui ou acolá, surge alguma ideia boa. Mas, para começar, na maioria dos casos, eles nem possuem orçamento para investir nas ideias.

Depois dessas muitas conversas e muito tempo jogado fora alguns cafezinhos, concluí que você não precisa saber muita coisa de tecnologia para ter ou começar seu próprio negócio. Sendo assim, coloco aqui, agora, alguns pontos que acredito que ajudem quem tem uma ideia massa, mas não sabe muita coisa de tecnologia.

A primeira coisa que eu te digo é:

- Não! Você não precisa de um aplicativo!

Vejamos:

Sua ideia de negócio precisa antes de tudo de clientes! Se seu negócio não possui nenhum cliente, tenha certeza que um aplicativo ou website, simplesmente, não vai ser a solução para seu negócio. Este negócio precisa, antes de tudo, agregar valor para alguém. Portanto, pense bem antes de propor algo relacionado a um aplicativo como forma de atrair clientes para seu negócio. O aplicativo servirá, sim, de ponte para estes clientes que já existem no seu negócio e permitirá escalar ainda mais com ele.

Vou dar um exemplo de uma empresa de delivery de compras de supermercado, onde você não precisará falar com um único desenvolver de software para torná-la real.

Para começar, em termos tecnológicos, tudo que você precisa é de um telefone com Instagram, WhatsApp, Google Maps e Google Forms vinculado a uma planilha para controle dos pedidos e das entregas.

Comece divulgando seu negócio no Instagram ou qualquer meio que você achar melhor para atingir seu público e encontre seus primeiros clientes (páginas do FB, boca a boca, panfletagem, etc). Crie um Formulário Google com: Nome, Telefone, Endereço e faça uma listagem dos produtos com valor que o cliente pode selecionar por meio de um checkbox. Sempre linkar este Formulário Google na sua divulgação. Anuncie por aí, converse com conhecidos em potencial e peça que experimentem o seu serviço. Aprenda com eles. Certamente, eles serão seus melhores feedbacks.

Contudo, o principal para seu negócio, que você precisa mesmo, é de uma equipe de entrega ágil e confiável. As pessoas, no caso, motociclistas, são a base do seu negócio. Note que você pode escalar para várias entregas sem a necessidade (ainda) de um aplicativo. Quando seu primeiro cliente aparecer, ligue para ele e procure saber qual a melhor hora para realizar a entrega. Ah! Aproveite, também, para confirmar o valor total dos produtos mais a entrega e a forma de pagamento. Separe todos os produtos, ligue para o entregador, veja se ele está disponível e por quanto e em quanto tempo ele consegue realizar sua entrega. Caso não seja possível, ou não tenha outro, você mesmo deverá fazer a entrega no local e horário combinado com seu cliente. Lembre-se: - o negócio é seu - . Aguarde outro cliente e continue evoluindo assim.

Quando você estiver ficando sem tempo para fazer divulgação, separar produtos, realizar entregas e até mesmo fazer o cafezinho da tarde, é hora de examinar o negócio e adicionar mais gente e tecnologia. A princípio, procure contratar mais entregadores e conseguir mais entregas. Aprenda o máximo possível com os erros e acertos. Conheça as motivações e dificuldades de todos seus parceiros e clientes. Tenha um preço justo, invista na sua marca e faça de tudo para que seus primeiros clientes fiquem o mais satisfeitos possível. Eles serão o boca a boca que você tanto precisa para escalar seu negócio.

Pegue o dinheiro do aplicativo ou website e invista em brindes, entregas gratuitas, incentivos aos entregadores, marketing e coisas que agreguem valor aos seus clientes e sua marca. Faça com que seja lembrado.

A melhor parte vem agora. Tudo isso, você pode começar AGORA! Sim! Verdade! Comece a construir este negócio e em poucas semanas você terá seu primeiro cliente. Agora, imagine se você fosse contratar um engenheiro de software para desenvolver um aplicativo… levaria no mínimo 6 meses e 50 mil reais. Além disso, as pessoas não iriam conhecer seu aplicativo, então você teria que voltar para a divulgação em mídias sociais de todo jeito e começar seu negócio do zero feito eu estou te falando.

Nesse ponto, a ideia do aplicativo de delivery de supermercado pode não parecer ser a melhor, mas pode ser qualquer outra ideia. Aprenda com ela e poderá evoluir para um processo mais rápido, onde aquelas tarefas repetitivas poderão ser automatizadas. Seu negócio vai falar quando precisar de um software. Nesse dia, procure uma empresa com experiência em desenvolvimento de aplicativos e mostre a eles suas necessidades. Encontre um parceiro que você possa confiar, pois logo esse sistema poderá ser a alma do seu negócio.

Mais importante, economize o seu tempo. Evite procurar o sobrinho do primo do seu amigo que tá cursando alguma faculdade na área de tecnologia, a não ser que você queira ficar falando sobre como aplicativos e inteligência artificial vão mudar o mundo. Um desenvolver com 10 anos de experiência cobrará o dobro que um recém formado cobraria, mas a solução, certamente, será 10 vezes melhor.

Da vez que você possui um sistema de software para gerenciar seu negócio, você terá que pagar pela manutenção e evolução deste sistema. Software não é de graça. Entenda que seu negócio está escalando por conta dele, de algum modo você deverá mantê-lo bem e funcional para a boa escalabilidade do seu negócio.

Bom, em resumo, é isso. Creio que se você está começando qualquer negócio, em um ramo diferente, comece no “chão da fábrica”, vá galgando as etapas e aprendendo como escalar para tornar este negócio sustentável a longo prazo. A utilização de tecnologia é apenas mais uma etapa do negócio, não é o negócio em si. Entenda do negócio primeiro.

Espero te encontrar mais vezes aqui.

Abraços!